Parlamentares europeus conferem projetos em Santarém

0 Comments »
Uma delegação do Comitê de Desenvolvimento para o Brasil do Parlamento Europeu esteve visitando nos dias 23 e 24 de fevereiro comunidades e instituições onde estão em desenvolvimento ações dos Projetos Saúde e Alegre e BR-163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação na região de Santarém. O objetivo dessa visita foi conferir as ações do Projeto BR 163 e conversar com lideranças comunitárias, para saber mais sobre a execução do Projeto.

A Comitiva esteve no primeiro dia na Flona Tapajós – Comunidade Maguary, em Belterra-PA, onde conheceu um telecentro e viu produtos feitos por látex – matéria prima de geração de renda da região - e na movelaria da Comunidade São Domingos. Já na parte da tarde os parlamentares foram à Comunidade de Suruacá, município de Santarém – Reserva Extrativista Arapiuns. As lideranças locais aproveitaram a oportunidade da visita para mostrar o trabalho da ONG Saúde e Alegria e fazer denúncias acerca da realidade da região.

No dia 24, quinta-feira, os parlamentares receberam a imprensa às 11h, no Laboratório de Manejo de Ecossistemas Florestais da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), localizado ao lado da cantina, dentro do Campus.

A comitiva teve o acompanhamento de autoridades locais e representantes das comunidades.

Na primeira parte da viagem, aconteceram ainda encontros com autoridades em Brasília.

Para saber mais

As ações do Projeto BR-163 na região de influência da BR-163 são executadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, através de sua Coordenação Regional 3 e do Serviço Florestal Brasileiro, por meio de sua Unidade Regional do Distrito Florestal Sustentável da BR-163, para consolidação das unidades de conservação,  apoio às concessões florestais e manejo florestal comunitário e familiar. O objetivo dessas ações é a capacitação para o manejo florestal sustentável, a legalização da atividade florestal, a conservação das florestas para gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais.

O Projeto BR-163 é coordenado pelo Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e conta com o apoio técnico e a gestão financeira da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (ONU/FAO Brasil) e recursos doados pela União Europeia.

Contatos com imprensa

Silvia Marcuzzo – 93. 8129 9767 - 51.82049890/ sfmarcuzzo@gmail.com (Projeto BR-163)
Letícia Campos – 61. 99496926/ comunicacao@gta.org.br (GTA)
Elizângela Gemaque – 93.3523 4097/5084/5091 elizangela.gemaque@florestal.gov.br  93. 9158 3473 (Serviço Florestal Brasileiro)