GTA promove oficina sobre gestão em Itaituba

0 Comments »
Iniciou no sábado, 22.09, a terceira oficina sobre Gestão Administrativa e Financeira, prevista na prorrogação do Projeto BR 163 – GTA/MMA/FAO, na cidade de Itaituba, para os integrantes da Diretoria e do Conselho Fiscal do Fórum dos Movimentos Sociais da BR 163 – FMS – BR 163.

 O objetivo da atividade é a formação das lideranças locais, especialmente, os gestores do FMS-BR 163 sobre os procedimentos indispensáveis para manter a Entidade funcionando de forma legal, observando as exigências fiscais, tributárias, contábeis e financeiras. Será realizada uma analise da situação atual da organização visando orientar os dirigentes no que for necessário para a prática da boa gestão administrativa.

 Durante oito dias, a consultora Maria Antônia Nascimento realizará entrevista presencial livre com membros da Diretoria, conselheiros e colaboradores do FMS-BR 163, sem a utilização de questionário para saber sobre assuntos gerais que envolvem a conjuntura local, a história do Fórum e outros assuntos sobre a administração das Entidades de Interesse Social do município. A consultora também aplicará uma pesquisa sobre questões fiscais, legais, tributárias, contábeis e trabalhistas, por meio de questionário previamente elaborado, ao coletivo de dirigentes.

 A programação da Oficina de Formação contempla questões administrativas, fiscais e financeiras. Os participantes elegerão assuntos indispensáveis para constar da cartilha que será elaborada para ser usada em futuras consultas dos dirigentes das entidades que integram o polo do Projeto BR 163 – GTA/MMA/FAO.

 No dia 28, último dia oficina, Maria Antônia fará uma reunião com a Diretoria e Conselheiros Fiscais do FMS – BR 163 para devolução do resultado da pesquisa.


 Com informações do Site do GTA

Curso de Coleta e Botânica reúne comunitários e técnicos da área florestal

, , , , , 0 Comments »

Atividade será realizada durante os dias 26 a 28 de setembro no Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e ainda na Floresta Nacional do Tapajós (FLONA/Tapajós).

A Empresa Júnior de Consultoria e Serviço Florestal (Consflor) da UFOPA em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Projeto BR-163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação promove a partir desta quarta-feira (26), o I Curso de Coleta e Identificação Botânica. O encontro visa capacitar auxiliares de campo, engenheiros florestais, técnicos e pessoal de apoio pertencentes a instituições e sociedade civil atuantes na área florestal, nas atividades de coleta e identificação botânica.

Os dois primeiros dias de trabalho acontecerão no Campus Tapajós da UFOPA. Na ocasião os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a importância da coleta e identificação, nomenclatura botânica, caracteres morfológicos e o procedimento para a coleta adequada de material para a determinação de espécies.



No dia 28, técnicos e comunitários participam de um dia de campo na Flona Tapajós. A viagem até a Unidade de Conservação visa proporcionar na prática a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso. O I Curso de Coleta e Identificação Botânica será ministrado pelos professores Cristina Aledi Felsemburgh e Edgard Siza Tribuzy, ambos docentes do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF/UFOPA).

Este curso esta inserido em uma série de capacitações em parcelas permanentes para o projeto de fortalecimento da capacidade de gestão por meio do monitoramento da dinâmica de florestas da região do Distrito Florestal Sustentável – BR 163. O qual é executado pela Consflor no âmbito do Projeto BR 163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação. O intento e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente com apoio técnico e gestão financeira da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO Brasil) e recursos doados pela Comissão Europeia.

Manejo Florestal Comunitári​o e Familiar é tema de oficina em Santarém

0 Comments »
Entidades ambientais e manejadores atuantes na região estarão reunidos nos dias 5 e 6 de setembro em Santarém para discutir sobre o desenvolvimento e implementação de uma Política Pública Estadual para o Manejo Florestal Comunitário e Familiar em Território Paraense. O debate tem como foco estabelecer normas e diretrizes sobre esta modalidade de utilização de florestas por comunidades e populações tradicionais residentes em áreas com potencial para a produção de produtos madeireiros e não-madeireiros.

 
Os diálogos sobre os elementos que devem integrar esta política estão acontecendo em todas as regiões do estado intermediados pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e o Grupo de Trabalho da Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar (GT PEMFCF). Esta oficina conta com apoio específico do GT PEMFCF de Santarém composto por diversas organizações, dentre elas: IDEFLOR Regional Santarém, UR BR-163 do SFB, IPAM, IEB, EMATER, UFOPA, STTRs da região do Baixo Amazonas e Projeto BR-163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação.

Foto: Corbis
Essa dinâmica de interação almeja garantir que todas as temáticas e boas práticas para o uso sustentável das florestas no estado sejam contempladas. A mesma iniciativa iniciada em Santarém que abrange as regiões de integração do Baixo Amazonas e Tapajós, serão também realizadas em outras oficinas regionais no Xingu, Marajó, Carajás e Metropolitana. A sistematização dessas informações servirão de documento base, que contempla a demanda dos manejadores florestais comunitários, para serexposto posteriormente em Reuniões Ampliadas (Consultas Públicas) a serem realizadas nos municípios de Santarém, Altamira, Marabá, Portel e Belém. Na etapa final todo o material será organizado via consultoria e irá compor o documento final que norteará a política de manejo florestal comunitário do estado.

 
Uma vez estabelecida esse conjunto de práticas para o manejo florestal sustentável vai beneficiar principalmente os agricultores, assentados da reforma agrária e comunitários de localidades tradicionais. O debate em torno desta política despontou de uma demanda pertinente na sociedade civil e que agora encontrou apoio governamental para ser viabilizada. Para facilitar os trabalhos em torno desse assunto foi criado o Grupo de Trabalho PEMFCF composto atualmente por 17 instituições entre organizações governamentais, não-governamentais, universidades, órgãos públicos e bancos.
 
 
A oficina com manejadores para discussão da Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar do Estado do Pará, acontecerá nos dias 05 e 06/09 das 08h00 às 18h00 no Centro de Formação Agrícola Francisco Roque, Rodovia Everaldo Martins, comunidade de São Brás, região do Eixo Forte.