IPAM e Projeto BR-163 promovem oficina no Território Transamazônica/Xingu

, , , , , , , 0 Comments »

O objetivo da oficina é capacitar 40 produtores familiares, técnicos e alunos das casas familiares da região em técnicas de implantação e condução de Sistemas Agroflorestais.


Dando continuidade a ação de capacitação em uso de práticas produtivas sustentáveis na região de influência da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), no estado do Pará, o IPAM e o Projeto BR-163: Floresta, Desenvolvimento e Participação promoverão no período de 21 a 25 de Maio de 2012, no Travessão do Flamingo Sul – PA Pilão Poente, no município de Anapu (Pará), a Oficina de Capacitação em Sistemas Agroflorestais – SAF´s no território Transamazônica/Xingu. Esta ação está prevista no contrato firmado entre IPAM e FAO no âmbito do componente II do Projeto BR 163, executado pelo Ministério do Meio Ambiente.

A expectativa é capacitar 40 produtores familiares e técnicos da região Transamazônica em técnicas de implantação e condução de Sistemas Agroflorestais. Metodologicamente, a oficina será orientada através de conhecimentos teóricos e práticos, os quais serão facilitados por agricultores, técnicos e pesquisadores que possuem uma larga experiência com o tema SAF´s.

A oficina abordará os seguintes temas: i) Histórico, conceitos e classificação dos SAFs na Amazônia; ii) Os SAFs e suas diversas funções; iii) Marcos legais que dispõem obre a utilização de SAFs no processo de recuperação de áreas desflorestadas para contabilização da área de recomposição da reserva legal; iv) Tecnologias apropriadas aos  SAFs; v) Noções aplicadas sobre o meio biofísico e debate sobre as potenciais áreas para implantação dos SAF’s em termos de clima, solos, relevo e disponibilidade hídrica na região e vi) Métodos de planejamento e implantação de SAF’s.

Para realização desta ação, o IPAM conta com a parceria institucional da Universidade Federal do Pará – Campus Altamira/Faculdade de Agronomia, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Anapu, da Secretaria Municipal de Agricultura de Anapu, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Anapu, Associação de Agricultores do Travessão Flamingo Sul – AGFA e da Congregação Jardim de Deus.




Edivan Carvalho e Edimilson Sousa / IPAM

0 Responses to "IPAM e Projeto BR-163 promovem oficina no Território Transamazônica/Xingu"

Postar um comentário