Manejo Florestal

0 Comments »
Manejo Florestal Sustentável

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) são os executores deste componente.

Entre suas atividades estão a implantação da Lei de Gestão de Florestas Públicas, nº 11.284, de março de 2006, que instaura no Brasil uma nova forma de gestão dessas áreas, com a melhoria dos indicadores sociais e ambientais.

O Projeto tornará o Cadastro Nacional de Florestas Públicas acessível, como um instrumento para a definição de estratégias. Ainda contribui na atualização do Plano Anual de Outorga Florestal (Paof), que determina as áreas passíveis de concessão.

O apoio ao processo de concessões incide na consolidação das Flonas, através da elaboração de estudos que constituem a base para os Planos de Manejo. As concessões estimulam o processamento local da madeira, a geração de empregos e renda na região.

Com recursos do Projeto são viabilizadas as reuniões dos conselhos consultivos das UCs, audiências públicas, que garantem a participação da população na trajetória da gestão das UCs e das concessões florestais.

A fim de fornecer subsídios para os tomadores de decisão, o Projeto prevê a implementação de sistemas de monitoramento e a instalação de parcelas permanentes, em áreas de florestas públicas.

As bases do ICMBio e do Serviço Florestal no DSF da BR-163 receberam do Projeto veículos e instrumentos para melhor o desempenho técnico. A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Pará (Ufra) e a Escola de Educação Tecnológica do Pará (EETEPA), em  Itaituba, receberam equipamentos que possibilitam um melhor aprendizado dos alunos. Um dos resultados esperados é que as comunidades estejam bem informadas, preparadas para um debate qualificado sobre o manejo florestal. 

Mais de 400 pessoas já participaram de cursos promovidos pelo Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (Cenaflor), no Instituto Florestas Tropicais (IFT), em Paragominas, PA. Distintos públicos foram contemplados com conhecimentos teóricos e atividades práticas que abordaram vários aspectos do manejo florestal sustentável. As capacitações, viabilizadas pelo Projeto BR-163, proporcionaram a oportunidade a representantes locais, prefeituras, técnicos de órgãos estaduais, municipais e federais, alunos da Ufopa, da EETEPA e a integrantes de Conselhos Consultivos de Florestas Nacionais da região.
--
O Projeto incentiva ainda os processos de assistência técnica e a extensão rural e apóia à elaboração de planos de manejo florestal comunitário.----


Alunos da Ufopa em curso no IFT.
Foto: Prof. Ulisses/Ufopa