Grupo de Trabalho de Óleos Vegetais do Oeste do Pará promove curso em boas práticas de manejo e extração

, , , 0 Comments »
Atividade voltada a agentes multiplicadores faz parte do plano de ação do GT. Trabalhos durante o encontro irão contemplar teoria e prática na Floresta Nacional do Tapajós e no Projeto de Assentamento Moju.

O Grupo de Trabalho de Óleos Vegetais do Oeste do Pará, coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) realiza de 02 a 06 de julho, em Santarém (PA), o curso de “Multiplicadores em boas práticas de manejo e extração de óleo de andiroba e óleo-resina de copaíba”. 

Tendo como foco a capacitação de técnicos atuantes na região do Oeste do Pará, o encontro visa também nivelar e aprimorar o conhecimento técnico e empírico dos profissionais envolvidos na atividade produtiva de óleos vegetais.

Previsto no Plano de Ação do GT de 2012, o curso faz parte de uma série de trabalhos voltados ao aperfeiçoamento dos agentes envolvidos na disseminação da aplicação de boas práticas de manejo e extração de óleo vegetal na região.

Participam deste encontro, técnicos de instituições de extensão rural e florestal, fomento, fiscalização e pesquisa centrada no desenvolvimento da cadeia produtiva de produtos florestais não madeireiros e ainda representantes da sociedade civil.

Entre os ministrantes do curso estão representantes do governo do Estado do Pará (Ideflor), do governo federal (ICMBio, IBAMA, Serviço Florestal Brasileiro, ANVISA), instituições de ensino e pesquisa (Embrapa, UFOPA, FUNTAC),

O primeiro dia de atividades será voltado à discussão e debate com a realização das mesa-redondas: contextualização do arranjo produtivo local de óleos vegetais do Oeste do Pará; aspectos legais relacionados à extração e comercialização de óleos de andiroba e copaíba e acesso a mercados para óleos de andiroba e copaíba. Os três dias posteriores contemplarão a exposição de trabalhos e resultados das iniciativas implantadas na região, fazendo parte desta dinâmica também a sociabilização das diretrizes técnicas para o manejo e produção de andiroba e copaiba. No último dia os participantes do curso receberão treinamento em campo na comunidade de São Domingos (PA Moju) e na Floresta Nacional do Tapajós.Na oportunidade, o grupo acompanhará a demonstração de boas práticas de manejo das duas espécies.

O Grupo de Trabalho Óleos Vegetais do Oeste do Pará é formado por instituições governamentais e não governamentais que tem atuação no arranjo produtivo local (APL) de óleos vegetais na região do Distrito Florestal Sustentável da BR 163. A iniciativa conjunta despontou de uma articulação do MMA que realizou um diagnóstico incluindo mapeamento em nível nacional, análise, identificação de limitações e oportunidades, além da identificação de territórios estratégicos. Para a região de influência da BR-163 a cadeia de óleos vegetais foi definida como prioritária no âmbito do Plano Nacional para promoção das cadeias de produtos da sociobiodiversidade. Tal definição foi realizada pela Diretoria de Extrativismo do MMA com base em critérios políticos, sócio-culturais, econômicos e ambientais, .

O curso de “Multiplicadores em boas práticas de manejo e extração de óleo de andiroba e óleo-resina de copaíba” será realizado de 02 a 05 de junho, na sede da Unidade Regional do Serviço Florestal Brasileiro, na Avenida Rosa Vermelha, 739, bairro do Aeroporto Velho, Santarém-PA. No dia 06 participantes e palestrantes seguem até a Flona Tapajós para atividade prática.

0 Responses to "Grupo de Trabalho de Óleos Vegetais do Oeste do Pará promove curso em boas práticas de manejo e extração"

Postar um comentário