Florestas Modelo e o Desenvolvimento Territorial é foco de debate

0 Comments »

O Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Rede Internacional de Florestas Modelo (RIBM) promove na segunda-feira (25), debate sobre as Florestas Modelo e o Desenvolvimento Territorial. O encontro dará prosseguimento as discussões sobre a proposta de criação de uma Floresta Modelo na região da Calha Norte e zona de influência da BR 163.

Participam do debate o Secretário Geral da Rede Internacional de Florestas Modelo (RIBM) Sr. Richard Verbinsky, o Gerente da Rede Iberoamericana de Florestas Modelo (RIABM) Sr. Fernando Carrera, o Diretor de Pesquisas do Serviço Florestal Brasileiro, Joberto Veloso e ainda o Professor do Instituto de Biodiversidade e Florestal, Sr. Thiago Vieira.

As florestas Modelo são associações voluntárias entre diversos setores econômicos, políticos e sociais que compartem um território e conformam alianças para desenvolvimento e manejo sustentável de seus recursos florestais. Uma floresta modelo é tanto uma área geográfica com um enfoque de governança para o manejo da mesma aonde as necessidades e interesses dos atores locais são traduzidos em uma estratégia compartilhada para o desenvolvimento sustentável.

As Florestas Modelos formam redes nacionais, regionais e internacionais, através das quais compartem suas experiências mediante colaboração horizontal, reforçam capacidades, fortalecem lideres locais e eventualmente servem de plataformas efetivas para o desenvolvimento rural. No Brasil a experiência foi implantada em 2005 no estado de Minas Gerais na Mata Atlântica e na Floresta de Pandeiros.

O debate é aberto ao público e será realizado na Sala 19, do Prédio Laranja do Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará, a partir das 15h00.

SFB fecha parceria com Sema Municipal

0 Comments »


Podalyro Neto e Ângelo Francisco



O chefe da Unidade Regional do Distrito Florestal Sustentável da BR 163, Ângelo Francisco recebeu ontem (18) na sede do Serviço Florestal Brasileiro, em Santarém o secretário municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto. O encontro teve como propósito firmar parcerias entre as duas entidades ambientais, visando capacitar e beneficiar a partir do acordo um maior número de beneficiários. 

 Desde janeiro a Secretaria de Meio Ambiente passa por um processo de renovação focada em adaptar suas demandas ao plano de gestão do Prefeito Alexandre Von que é norteado por uma política sustentável. Neste contexto o desenvolvimento de parcerias entre os órgãos do Ministério do Meio Ambiente é fundamental uma vez que auxilia a execução de várias ações. 

 A unidade do DFS da BR 163 é a maior do Brasil em número de profissionais e infraestrutura. Conta atualmente com 11 técnicos que atuam principalmente no Oeste do Pará desenvolvendo capacitações e treinamentos dentro do âmbito do manejo florestal comercial e também comunitário. Num cenário heterogêneo a entidade tem fomentado junto aos seus trabalhos, políticas públicas voltadas a área social a partir da valorização dos produtos florestais não madeireiros como óleos, castanha e andiroba abundantes na região. 

 Pela parceria, o Serviço Florestal Brasileiro ofereceu técnicos para auxiliaram nas capacitações a serem realizadas pela SEMA dentro das atividades previstas no Fundo Municipal de Meio Ambiente. O SFB irá apoiar também em outros trabalhos que abranjam as áreas de atuação correlacionadas a entidade, principalmente no campo de manejo e identificação de espécies, uma vez que a Secretaria deve implantar nos próximos meses um programa de desmatamento zero no âmbito do município com a execução de um amplo processo de rearborização da cidade. 

 "O encontro foi extremamente positivo e faz parte da nova estratégia da Unidade Regional do SFB no oeste do Pará que vai no sentido de divulgar nossas atividades e firmar parcerias. Esses acordos são imprescindíveis para o cumprimento da nossa missão." ressaltou o chefe da UR DFS BR 163, Ângelo Francisco. 

 As primeiras ações da parceria entre o Serviço Florestal Brasileiro e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém devem começar a partir do mês de março.