SFB fecha parceria com Sema Municipal

0 Comments »


Podalyro Neto e Ângelo Francisco



O chefe da Unidade Regional do Distrito Florestal Sustentável da BR 163, Ângelo Francisco recebeu ontem (18) na sede do Serviço Florestal Brasileiro, em Santarém o secretário municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto. O encontro teve como propósito firmar parcerias entre as duas entidades ambientais, visando capacitar e beneficiar a partir do acordo um maior número de beneficiários. 

 Desde janeiro a Secretaria de Meio Ambiente passa por um processo de renovação focada em adaptar suas demandas ao plano de gestão do Prefeito Alexandre Von que é norteado por uma política sustentável. Neste contexto o desenvolvimento de parcerias entre os órgãos do Ministério do Meio Ambiente é fundamental uma vez que auxilia a execução de várias ações. 

 A unidade do DFS da BR 163 é a maior do Brasil em número de profissionais e infraestrutura. Conta atualmente com 11 técnicos que atuam principalmente no Oeste do Pará desenvolvendo capacitações e treinamentos dentro do âmbito do manejo florestal comercial e também comunitário. Num cenário heterogêneo a entidade tem fomentado junto aos seus trabalhos, políticas públicas voltadas a área social a partir da valorização dos produtos florestais não madeireiros como óleos, castanha e andiroba abundantes na região. 

 Pela parceria, o Serviço Florestal Brasileiro ofereceu técnicos para auxiliaram nas capacitações a serem realizadas pela SEMA dentro das atividades previstas no Fundo Municipal de Meio Ambiente. O SFB irá apoiar também em outros trabalhos que abranjam as áreas de atuação correlacionadas a entidade, principalmente no campo de manejo e identificação de espécies, uma vez que a Secretaria deve implantar nos próximos meses um programa de desmatamento zero no âmbito do município com a execução de um amplo processo de rearborização da cidade. 

 "O encontro foi extremamente positivo e faz parte da nova estratégia da Unidade Regional do SFB no oeste do Pará que vai no sentido de divulgar nossas atividades e firmar parcerias. Esses acordos são imprescindíveis para o cumprimento da nossa missão." ressaltou o chefe da UR DFS BR 163, Ângelo Francisco. 

 As primeiras ações da parceria entre o Serviço Florestal Brasileiro e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém devem começar a partir do mês de março.

0 Responses to "SFB fecha parceria com Sema Municipal"

Postar um comentário