GTA realiza oficina de retomada do componente 3 no Projeto BR 163: Floresta, Desenvolvimento e Participação.

0 Comments »
Nos dias 24 e 25 de novembro em Santarém estiveram reunidos diretores e técnicos do GTA junto com os representantes dos Pólos Baixo Amazonas, Transamazônica Xingu (Altamira), BR 163 Tapajós (Itaituba) e Lucas do Rio Verde (Mato Grosso) para discutir e planejar a retomada das ações do componente 3  na área de influencia da BR 163. Nesta oportunidade o GTA, responsável direto pela execução do componente, já havia contratado a nova Coordenadora Nacional do Projeto para o Componente 3, Fani Mamede, que participou do evento.
Na opinião de Fani “além da elaboração de uma proposta de realinhamento do projeto, visando a sua retomada, os debates realizados foram enriquecidos com profundas reflexões sobre o cenário atual vivido pelas comunidades locais como, por exemplo, os impactos gerados pelos grandes projetos planejados e em implementação que devem ser tratados no desenvolvimento do projeto nessa nova fase. A falta de integração das ações e de troca de informações entre os três componentes do projeto também foi objeto de avaliação e de encaminhamentos concretos das lideranças e da coordenação do Condessa presentes no evento.”
Na seqüência o GTA organizou, através do Observatório do REED, em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o Instituto Socioambiental (ISA) e o  Comitê Multissetorial de Elaboração e Revisão dos Princípios e Critérios Socioambientais de REDD+, a Oficina de Capacitação do Observatório do REDD que aconteceu no dia 26 de novembro de 2010, a partir das 8h, no Fórum Social Pan Amazônico, em Santarém/PA.
O evento teve o propósito de reunir lideranças regionais para nivelar conceitos, analisar políticas relacionadas a mudanças climáticas consideradas prioritárias e definir posicionamentos e estratégias de influência sobre as políticas analisadas.
Padre Arno Miguel Longo, do Fórum dos Movimentos Sociais da BR 163, ong com sede em Itaituba.

Nilfo Wandscheer presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Lucas do Rio Verde - MT 

Fani Mamede, a nova Coordenadora Nacional do Projeto BR 163 para o Componente 3 - GTA

0 Responses to "GTA realiza oficina de retomada do componente 3 no Projeto BR 163: Floresta, Desenvolvimento e Participação."

Postar um comentário