Serviço Florestal e Coomflona promovem intercâmbio sobre organização e manejo com comunidades da região

0 Comments »
Encontro promove troca de conhecimentos
sobre manejo comunitário.

XXXXXDe 18 a 21 de outubro, assentados, extrativistas, comunitários, integrantes da Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (Coomflona) e técnicos do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estarão participado do Intercâmbio de Experiências de Organização Social em Atividades de Manejo Florestal Comunitário. O encontro será no auditório da Unidade Regional Distrito Florestal Sustentável da BR 163, no escritório da Coomflona e prática de campo no km 85 da BR 163, Flona do Tapajós, em Belterra, Pará.

A proposta vai promover a troca de conhecimentos e experiências entre agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais sobre a gestão social do manejo florestal comunitário em áreas de florestas públicas. A programação envolverá atividades que contribuam o entendimento dos mecanismos de gestão de um empreendimento florestal desenvolvido por comunidades.


De acordo com o engenheiro florestal, César Tenório, o intercambio visa promover um melhor entendimento sobre gestão de empreendimentos florestais pelas comunidades. “A iniciativa vai contribuir para que os comunitários tenham um momento de trocas de experiências e possam melhor correlacionar a execução do manejo no campo com a gestão administrativa e financeira no escritório”, disse Tenório.


Na programação de 32 horas de trabalho também serão repassados conceitos e requisitos básicos para que uma organização possa realizar o manejo florestal. As diferenças entre associação e/ou cooperativa, informações necessárias para iniciar de forma estruturada um processo de organização e quais são os documentos e rotinas administrativas e financeiras indispensáveis para atividade também constam na capacitação.


Confirmaram presenças 16 assentados do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola Jatobá, de Anapu, PDS Igarapé do Anta, de Santarém; e extrativistas das comunidades Arimum e Juçara da Reserva Extrativista (Resex) Verde Para Sempre, de Porto de Moz.


A atividade está sendo viabilizada pelo Projeto BR-163 - Floresta, Desenvolvimento e Participação, cuja execução é do Ministério do Meio Ambiente, com o apoio técnico e a gestão financeira da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (ONU/FAO Brasil) e recursos doados pela Comissão Europeia.


O Projeto tem por objetivo contribuir para a diminuição do desmatamento na área de influência da rodovia Cuiabá-Santarém, por meio de ações voltadas ao fortalecimento do Distrito Florestal Sustentável da BR-163, à estruturação de cadeias produtivas sustentáveis e ao fortalecimento da sociedade civil e dos movimentos sociais.


0 Responses to "Serviço Florestal e Coomflona promovem intercâmbio sobre organização e manejo com comunidades da região"

Postar um comentário