IPAM e Projeto BR-163 promovem oficina de Capacitação em Sistemas Agroflorestais no Território da Transamazônica/Xingu

, , , 0 Comments »
Participantes da oficina definiram arranjos produtivos para serem implantados nos seus lotes. Para a realização das experiências foi estabelecida uma parceria entre IPAM, através do Projeto BR 163 e a SEMAGRI de Anapu que irão viabilizar insumos e assessoria técnica as famílias.
A Oficina de Capacitação em Sistemas Agroflorestais ( SAF´s) no território da Transamazônica/Xingu, realizada no período de 21 a 25 de maio de 2012, no Travessão Flamingo Sul, no Projeto de Assentamento Pilão Poente II, município de Anapu/PA, possibilitou um debate sobre a viabilidade social, econômica e ambiental do sistema, visando oportunizar uma alternativa a diversificação e recuperação ambiental de unidades produtivas familiares através da implantação de modelos produtivos que melhorem a geração de renda e alimentos.

O pesquisador do IPAM, Cássio Pereira, moderou uma discussão com os participantes sobre o histórico da prática de SAF´s na Amazônia, conceitos básicos, classificação, e as possibilidades de adaptação em distintas realidades.

Inicialmente e como estratégia para motivar a participação, foi realizado um nivelamento entre os participantes sobre o entendimento dos mesmos, relacionado ao tema SAF´s, em seguida, o grupo discutiu e elaborou um “conceito” coletivo para orientar a oficina:

Plantio de espécies agrícolas e florestais em áreas desmatadas sem o uso do fogo, utilizando adubos e/ou consorciadas com animais, gerando renda e aumentando áreas florestais para produzir oxigênio para o mundo. “Floresta fonte de vida, saúde e harmonia”

A equipe do IPAM apresentou a problemática e as consequências do uso do fogo na Amazônia, a importância da agricultura familiar e as características desejáveis em experiências de produção familiar rural, visando a implantação de modelos produtivos sustentáveis.

Trabalhou-se, também, na oficina a socialização das experiências dos plantios estabelecidos nos lotes das famílias e que a partir das discussões anteriores foram considerados como SAF´s que estão sendo desenvolvidas pelos participantes. O professor de Agromonia da UFPA-Campus Altamira, Sebastião Geraldo Augusto, contribuiu com o processo de reflexão socializando conceitos, estratégias e importância técnica, social e ambiental dos SAF´s para a região, além de fazer um recorte especifico para a cultura do cacau.

Os aspectos trabalhados na parte teórica, foram visualizados em uma visita de campo. A equipe do IPAM apresentou a problemática e as consequências do uso do fogo na Amazônia, a importância da agricultura familiar e as características desejáveis em experiências de produção familiar rural, visando a implantação de modelos produtivos sustentáveis.

Os eixos relacionados ao meio biofísico e ao planejamento e implantação de SAF´s foram mediados na discussão pelo agricultor - técnico Francisco Monteiro, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Medicilândia/PA e um dos idealizadores do projeto Roça Sem Queimar – RSQ. Ele mostrou aos participantes as formas de escolha e preparo de áreas, bem como os arranjos produtivos desenvolvidos pelo projeto RSQ, tendo a cultura do cacau como “carro- chefe” do sistema. Os participantes da oficina se envolveram de forma muito participativa nesta discussão, solicitando esclarecimentos sobre o nível de sucesso desta iniciativa.

Os participantes definiram um arranjo produtivo para servir de modelo orientador para os interessados em implantar SAF´s e após uma discussão sobre a possibilidade de implantação desse modelo orientador definido por eles, 10 agricultores/as espontaneamente se comprometeram a realizar uma experiência em seus lotes. Para registrar cada arranjo, os agricultores/as trabalharam em conjunto com os técnicos, alunos da UFPA da Casa Família Rural de Anapu- CFR na ilustração das culturas que serão implantadas no sistema e em seguida socializaram em plenária. As famílias que decidiram implantar o sistema em seus lotes irão receber do IPAM e SEMAGRI Anapu, apoio técnico e os insumos necessários.

Por fim, Felipe Resque Jr., abordou sobre os marcos legais que dispõem sobre a utilização de SAF´s no processo de recuperação de áreas desflorestadas para contabilização da área de recomposição da reserva legal.

Para realização desta ação, o IPAM contou com a parceria institucional da Universidade Federal do Pará – Campus Altamira/Faculdade de Agronomia, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Anapu, da Secretaria Municipal de Agricultura de Anapu, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Anapu, Associação de Agricultores do Travessão Flamingo Sul – AGFA e da Congregação Jardim de Deus.



Edivan Carvalho e Edimilson Sousa (IPAM)

0 Responses to "IPAM e Projeto BR-163 promovem oficina de Capacitação em Sistemas Agroflorestais no Território da Transamazônica/Xingu"

Postar um comentário