Inea desenvolverá produção do extrativismo e da sociobiodiversidade

0 Comments »
“De fitoterápicos ao agroextrativismo, Inea executa ações em três Polos da BR-163”

Rosenildes Guimarães, coordenadora do Inea
na apresentação do Plano de Trabalho
Apoio às práticas produtivas ligadas ao extrativismo e aos produtos da sociobiodiversidade será o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Estudos Integrados Cidadão da Amazônia – Inea, em comunidades da área de influência da BR-163. A proposta foi apresentada no dia 15 de setembro à Coordenação do Projeto BR-163 pela equipe do Inea.

A instituição foi selecionada para executar um dos oito editais que darão seguimento as atividades do Componente 2 - Apoio às Iniciativas de Produção Sustentável do Projeto BR-163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação, durante o período de um ano.

Ao longo da reunião foram apresentadas as atividades a serem desenvolvidas nas comunidades de São Mateus, no município de Placas (PA), Polo Transamazônica/Xingu; Jamaraquá, em Belterra (PA), Polo Floresta Nacional do Tapajós, além do Projeto de Assentamento (PA) Cristalino, em Aveiro (PA), Polo Tapajós.

Por meio do Projeto BR-163, o Inea trabalhará nos polos alternativas para o aproveitamento do potencial das espécies medicinais e aromáticas (óleo de copaíba, leite de amapá, andiroba) associados com a produção agrícola, beneficiamento do látex e à produção do couro vegetal.

A proposta de trabalho será executada em etapas que prevêem treinamentos em educação ambiental e cidadania, técnicas de identificação e coleta sustentáveis, onde serão abordados temas como: mercado, embalagem , aspecto botânico e domesticação. As capacitações também envolvem a escolha de áreas para criação de canteiros, preparo de concentrado, seleção de mudas e plantio em canteiros suspensos, assim como beneficiamento e manipulação de plantas medicinais.

Dentre os principais resultados a serem alcançados, está a sensibilização da comunidade quanto ao uso sustentável dos recursos naturais, com a expansão da agricultura familiar e do agroextrativismo em módulos de sistemas agroflorestais, para que melhore a geração de renda e a qualidade de vida das comunidades. Outra meta é que os programas públicos incorporem a produção, a prescrição e a distribuição de fitoterápicos na saúde pública.

0 Responses to "Inea desenvolverá produção do extrativismo e da sociobiodiversidade"

Postar um comentário