Seminário de avaliação do Componente 3 tem saldo positivo

0 Comments »
Jovens lideranças avaliam Componente 3
Foi realizado, durante os dias 25 a 27 de novembro, em Santarém (PA), o seminário de avaliação da execução do Componente 3: Fortalecimento da Sociedade Civil e dos Movimentos Sociais, do Projeto BR-163 -  Floresta, Desenvolvimento e Participação, pelo Polo Baixo Amazonas, coordenado pelo CEFT-BAM em parceria com o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA).

Estiveram presentes 25 representações das organizações locais que debateram os avanços e as lições aprendidas com a execução do Projeto na região do Baixo Amazonas. 

Dentre os avanços identificados se destaca a importância da qualificação de lideranças regionais por meio do ciclo de capacitações que proporcionou também o surgimento de jovens lideranças para atuarem no movimento social. 

Outro elemento destacado foi o papel do GTA como instituição catalisadora de recursos que viabiliza ações de fortalecimento organizacional às entidades filiadas, com o reconhecimento do seu papel de articuladora na execução do Projeto BR-163. 

Para o CEFT-BAM a execução dessa iniciativa no Polo Baixo Amazonas é fruto de uma discussão antiga que levou várias organizações a se reunirem e definirem um plano de ação conjunto voltado para o fortalecimento da sociedade civil e dos movimentos sociais na região. 


Conclusão das ações coletivas 


Jovens que participaram do encontro
Dias de campo com intercâmbios e oficinas de capacitação, percebemos a importância do papel das organizações no processo de qualificação dos espaços de debates que foram gerados, a troca de saberes, além de oportunidades que fizerem surgir jovens lideranças para atuarem de forma ativa nas organizações locais. São nesses momentos que se constrói e se fortalece a representatividade do movimento social. 

O Seminário de avaliação do Componente 3 do Projeto BR-163 é uma realização do Centro de Estudos e Formação de Trabalhadores do Baixo Amazonas (CEFT-BAM), em parceria com o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA). 

Essa é uma ação do Projeto BR-163 - Floresta, Desenvolvimento e Participação, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com apoio técnico e gestão financeira da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-Brasil) e recursos doados pela União Europeia. 

Fonte: CEFTBAM e Ascom da Rede GTA.

0 Responses to "Seminário de avaliação do Componente 3 tem saldo positivo"

Postar um comentário