Evento do GTA reune lideranças e marca encerramento do Componente III do Projeto BR 163

, , , , , , , 0 Comments »
O encontro começa no dia 29, com outras atividades complementares nos dias sequentes, e reunirá mais de 150 lideranças comunitárias. A iniciativa é uma continuidade das ações realizadas no final de 2011 e início deste ano. Após três anos de execução do Projeto BR 163: Floresta, Desenvolvimento e Participação, o 2º Encontro de Santarém: socializando os caminhos, nossas reflexões e aprendizados, marcará o encerramento das atividades do Componente III: Fortalecimento da Sociedade Civil e Movimentos Sociais.

Coordenado pelo Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), em parceria com o Consórcio para o Desenvolvimento Socioambiental da BR-163 (CONDESSA), o evento acontecerá no dia 29 de março, em Santarém, e reunirá mais de 150 lideranças comunitárias. Uma ação que dá continuidade ao processo de diálogo já iniciado em 2011 durante outras atividades realizadas ao longo da rodovia Cuiabá-Santarém e em Brasília.

Entre os eventos ocorridos no âmbito desse componente destacam-se o Encontro Avaliação e Tomada de Rumos. Na oportunidade um relatório de avaliação da implementação do Plano da BR 163 Sustentável foi produzido. O documento que aponta a baixa execução do Plano foi apresentado ao governo em janeiro deste ano em uma audiência com a Casa Civil.

Nove metas foram apresentadas pelas lideranças da região como prioritárias dentro de um conjunto de ações ainda não implementadas. São elas: I) regularização fundiária, II) assentamentos rurais na Transamazônica, III) exploração sustentável de florestas, IV) RESEX e Flonas, V) assistência técnica e pedagógica, VI) rádios comunitárias, VII) luz para todos, VIII) infraestrutura e prestação de serviços e IX) planos territoriais.

O intuito agora é construir estratégias conjuntas para trazer as questões demandadas pelos comunitários para a próxima audiência agendada para acontecer no dia 12 de abril, em Brasília-DF.

Nesse contexto, o GTA promoverá o 2º Encontro de Santarém, que tem, também, o objetivo de ampliar as discussões referentes às demandas levantadas durante o Encontro de Santarém: Avaliação e Tomada de Rumo, com as lideranças de fora da área de influência da BR 163, além de compartilhar lições aprendidas.

Esse evento é uma atividade do Projeto BR-163: Floresta, Desenvolvimento e Participação, conta com o apoio técnico e a gestão financeira da FAO Brasil, recursos doados pela União Europeia e coordenação do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente. Sendo o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) o executor do componente III desse projeto.

Serviço

O quê: 2º Encontro de Santarém: socializando os caminhos, nossas reflexões e aprendizado
Quando: 29 de março (outras atividades complementares ao Componente III, Projeto BR 163 serão realizadas nos dias 30 e 31 de março)
Onde: Hotel Boulevard (Av. Mendonça Furtado, 2946, Fátima) em Santarém/PA
Horário: a partir das 08h00





Assessoria de Comunicação - Rede GTA

0 Responses to "Evento do GTA reune lideranças e marca encerramento do Componente III do Projeto BR 163"

Postar um comentário