Manejo Florestal Comunitári​o e Familiar é tema de oficina em Santarém

0 Comments »
Entidades ambientais e manejadores atuantes na região estarão reunidos nos dias 5 e 6 de setembro em Santarém para discutir sobre o desenvolvimento e implementação de uma Política Pública Estadual para o Manejo Florestal Comunitário e Familiar em Território Paraense. O debate tem como foco estabelecer normas e diretrizes sobre esta modalidade de utilização de florestas por comunidades e populações tradicionais residentes em áreas com potencial para a produção de produtos madeireiros e não-madeireiros.

 
Os diálogos sobre os elementos que devem integrar esta política estão acontecendo em todas as regiões do estado intermediados pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e o Grupo de Trabalho da Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar (GT PEMFCF). Esta oficina conta com apoio específico do GT PEMFCF de Santarém composto por diversas organizações, dentre elas: IDEFLOR Regional Santarém, UR BR-163 do SFB, IPAM, IEB, EMATER, UFOPA, STTRs da região do Baixo Amazonas e Projeto BR-163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação.

Foto: Corbis
Essa dinâmica de interação almeja garantir que todas as temáticas e boas práticas para o uso sustentável das florestas no estado sejam contempladas. A mesma iniciativa iniciada em Santarém que abrange as regiões de integração do Baixo Amazonas e Tapajós, serão também realizadas em outras oficinas regionais no Xingu, Marajó, Carajás e Metropolitana. A sistematização dessas informações servirão de documento base, que contempla a demanda dos manejadores florestais comunitários, para serexposto posteriormente em Reuniões Ampliadas (Consultas Públicas) a serem realizadas nos municípios de Santarém, Altamira, Marabá, Portel e Belém. Na etapa final todo o material será organizado via consultoria e irá compor o documento final que norteará a política de manejo florestal comunitário do estado.

 
Uma vez estabelecida esse conjunto de práticas para o manejo florestal sustentável vai beneficiar principalmente os agricultores, assentados da reforma agrária e comunitários de localidades tradicionais. O debate em torno desta política despontou de uma demanda pertinente na sociedade civil e que agora encontrou apoio governamental para ser viabilizada. Para facilitar os trabalhos em torno desse assunto foi criado o Grupo de Trabalho PEMFCF composto atualmente por 17 instituições entre organizações governamentais, não-governamentais, universidades, órgãos públicos e bancos.
 
 
A oficina com manejadores para discussão da Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar do Estado do Pará, acontecerá nos dias 05 e 06/09 das 08h00 às 18h00 no Centro de Formação Agrícola Francisco Roque, Rodovia Everaldo Martins, comunidade de São Brás, região do Eixo Forte.


0 Responses to "Manejo Florestal Comunitári​o e Familiar é tema de oficina em Santarém "

Postar um comentário