Ênfase no social é preocupação na Consulta Pública no Distrito do Creporizão

, 0 Comments »
No distrito do Creporizão a participação da comunidade local foi ampla com mais de 200 pessoas presentes na reunião da Consulta Pública que aconteceu na noite do dia 14/09 na Escola Municipal. Além de empresários locais, profissionais da educação, saúde e outras secretarias municipais, estudantes e lideranças locais, estiveram presentes um grande número de famílias de agricultores e garimpeiros, moradores desse distrito, onde tradicionalmente a mineração sustenta a economia e serviços locais.

Hoje com muitos problemas sociais, a região foi foco de uma intensa atividade garimpeira nas décadas de 70 e 80, segundo relatos, no auge da vila, cinco mil dragas retiravam duzentos quilos de ouro por dia, mas hoje restam pouco garimpos em atividade e o distrito tenta sobreviver à escassez de ouro e buscam alternativas na exploração madeireira, pressionando a Flona do Crepori e seu entorno.

      Imagem aérea da Rodovia Transgarimpeira, do distrito de Creporizão com o Rio Creporizão ao fundo e rua principal do distrito.

Durante a reunião, que terminou às 23 horas, houve várias manifestações populares e foi possível conhecer o anseio dos moradores na geração de alternativas contra a grilagem de terras, geração de empregos formais e conservação da floresta e seu entorno.

Marcelo Santos, presidente da Associação de Moradores do Creporizão e conselheiro da Flona junto ao Conselho Consultivo presidido pelo ICMBIO e que apóia a implementação da UC, demonstrou muito conhecimento da região, esclarecendo dúvidas dos presentes sobre as principais opções de vias de escoamento para a produção da Flona.

Mesa de abertura, formada por Marcelo Santos, presidente da AMOC, doutor Natalino Silva, Diretor de Concessões do SFB, Rosária Sena, da Coordenação Regional do ICMBIO em Itaituba e presentes.

Como o debate é aberto a toda sociedade e a participação popular foi incentivada antes e durante o evento, houve esclarecimento de muitas dúvidas vindas de lideranças comunitárias, empresários do setor madeireiro e organizações da sociedade civil. O doutor Natalino Silva, Diretor de Concessões Florestais do Serviço Florestal Brasileiro chamou a atenção para a importância dessas contribuições para o aprimoramento do processo de licitação e implementação das concessões florestais. Foi informado também que todas as sugestões recebidas são registradas, analisadas e respondidas antes do lançamento do Edital de Concessão definitivo. 

O canal para falar direto com o SFB sobre este e outros assuntos é a Ouvidoria do Serviço Florestal Brasileiro, onde qualquer pessoa pode entrar em contato para fazer sugestões, reclamações, denúncias, solicitações ou elogios de assuntos relacionados ao órgão.
Os interessados também poderão enviar sugestões ao texto do pré-edital pelo email concessao@florestal.gov.br ou pelo telefone (61) 2028-7168. Também podem entrar em contato com a Ouvidoria do Serviço Florestal, pelo email ouvidoria@florestal.gov.br ou pelo telefone (61) 2028-7120. A fase de consulta pública estende-se até outubro.

0 Responses to "Ênfase no social é preocupação na Consulta Pública no Distrito do Creporizão"

Postar um comentário