Flona de Itaituba I promove visita técnica sobre manejo de açai com apoio do Projeto BR 163

0 Comments »
Após distribuir 210 quilos de sementes de açaí da espécie Euterpe oleracea, através de parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Agricultura – Regionais de Itaituba e a Cooperativa Mista Agroextrativista do Caracol – Coopamcol, a Floresta Nacional de Itaituba I promoveu encontro nos dias 9 e 10 de setembro no município de Rurópolis.

A atividade aconteceu na propriedade familiar do Sr. Joaquim da Nice, que está localizada na vicinal conhecida como Vicinal dos Baianos e estiveram presentes cerca de 40 agricultores, a maioria comunitários do entorno da Unidade de Conservação.

No primeiro dia foram socializadas e debatidas informações sobre técnicas de produção de mudas, plantio, fertilizantes e herbicidas naturais, alternativas ao uso do fogo, sistemas agroflorestais e iniciativas promissoras locais. No dia seguinte foram visitadas unidades demonstrativas de cacau consorciado a essências florestais e cacau consorciado a frutíferas (banana e mamão), além de ser aprofundados temas como clonagem, extração de óleos vegetais, inventário florestal em reserva legal, rodízio de culturas anuais, manejo do solo e manejo de açaizal nativo. 

Ao final do encontro foram feitos relatos de percepção, discutidas formas de assistência técnica e financeira, conceitos e valores e uma avaliação final. Na ocasião foi disponibilizada pela Coopamcol assistência ao Sr. Joaquim da Nice para realização do Cadastramento Ambiental Rural – CAR da sua propriedade, que, embora gratuito, necessita de mão de obra específica para ser realizado. 

Foram parceiros nesta atividade o Projeto BR 163, o Serviço Florestal Brasileiro, o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (IDEFLOR), o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), a Escola Estadual Tecnológica do Pará (EETEPA) e a Pastoral do Meio Ambiente de Rurópolis.

0 Responses to "Flona de Itaituba I promove visita técnica sobre manejo de açai com apoio do Projeto BR 163"

Postar um comentário