Região da BR 163 recebe visita de consultores da União Européia

0 Comments »
Estiveram na região da BR 163 na segunda quinzena de agosto, em missão de avaliação de meio termo os senhores Vincent Brackelaire e Michiel Meijer, consultores da União Européia - UE, financiadora do Projeto BR 163 Floresta, Desenvolvimento e Participação.

O ponto de partida da viagem foi Santarém, onde os consultores puderam interagir com os atores locais responsáveis pela execução do Projeto, através da participação em eventos e visitas a instituições governamentais e da sociedade civil organizada, como o Centro de Estudo, Formação e Pesquisa dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Baixo Amazonas - CEFTBAM e o Instituto de Tecnologias Sustentáveis para a Amazônia - ITESAN, entre outras. 

O primeiro evento que estiveram presentes foi o “Seminário de Óleos Vegetais do Oeste do Pará” que aconteceu no Centro de Formação Curuá Una, nos dias 23 e 24 de agosto. Nessa oportunidade puderam acompanhar as discussões sobre a Cadeia de Valor dos Óleos Vegetais para a região e interagir com os técnicos, agricultores e extrativistas presentes.
 
Encontro com agricultores e extrativistas no Seminário de Óleos Vegetais, em Santarém.

Acompanhados pelo coordenador do Projeto BR 163, o Sr. Pedro Bruzzi e pelo engenheiro florestal César Tenório, da Unidade Regional do Serviço Florestal Brasileiro, foi feita uma visita no campus da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, onde foram visitados laboratórios do curso de Engenharia Florestal que está recebendo apoio do Projeto através de doação de equipamentos e treinamento em técnicas de Manejo Florestal com Exploração de Impacto Reduzido, organizado pelo Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (CENAFLOR) e ministrado pelo Instituto Floresta Tropical (IFT).
Visita aos laboratórios do Curso de Engenharia Florestal da UFOPA, que receberá equipamentos novos através do Projeto BR 163.

Aproveitando a visita foi feita uma conversa com os alunos do último ano do curso, que estiveram no IFT em Paragominas, e comentaram a experiência. Geiza Damasceno foi uma dos participantes do curso e disse que o treinamento foi importante para preparar os futuros engenheiros florestais para o mercado de trabalho que está surgindo na região.
“O curso realizado no IFT foi visto por todos como fundamental para aprofundar nossos conhecimentos teóricos. Lá pudemos conhecer todas as etapas do manejo, coisas que dentro do campus não é possível vivenciar. O manejo sustentável é uma atividade que todos na região vão ter que se adaptar daqui pra frente”, opinou a estudante.
Foto com a turma de formandos do curso de Engenharia Florestal da UFOPA, em Santarém.

Já no dia 27/08 os consultores chegaram ao município do Trairão, para participar de uma reunião do Conselho Consultivo da Floresta Nacional do Trairão, que é presidido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO e constituído por representantes de órgãos públicos, de organização da sociedade civil e populações tradicionais. Lá os consultores puderam ver de perto a realidade das entidades e instituições locais e perceber a expectativa dos presentes acerca das oportunidades de geração de renda e conservação das florestas trabalhadas na região pela proposta das concessões florestais.
Reunião do Conselho Consultivo da Floresta Nacional do Trairão no Instituto de Educação do município doTrairão.


No retorno para Itaituba os consultores e equipe do SFB contaram com o apoio do gerente regional da SAGRI, João Paulo Meister numa visita à Vicinal do Cacau, onde foram visitados agricultores familiares das comunidades Monte Dourado, Monte Moriah e Perpétuo Socorro. Esta vicinal é hoje uma das mais expressivas da região, pois vem passando por um processo de organização exemplar que juntamente com a diminuição da violência e exploração desordenada dos recursos, avança nos sistemas de produção sustentáveis, com grande produção de banana, açaí, criação de galinha e peixes, além do cacau, que atualmente chega aos 300 mil pés. 
 
Criação de galinha caipira na propriedade do Sr. João Costa e Dona Conceição, da Comunidade Monte Dourado.
 
Açude com criação de peixes na propriedade do Sr. Piauí, na Comunidade Perpétuo Socorro.
Visita à propriedade da família do Sr. Francisco Antônio de Lima, produção artesanal de farinha e açaizal na comunidade Perpétuo Socorro.

Além dessas foram feitas visitas em instituições de Itaituba, como o Fórum dos Movimentos Sociais da BR 163, o SEBRAE, a EMATER e a Escola Estadual Tecnológica do Pará (EETEPA), que como a UFOPA, também tem participado do Projeto BR 163, entre outras atividades, através do treinamento em Manejo Florestal. É importante destacar que durante o II Ciclo de Debates Estratégicos das Cadeias Produtivas do Oeste Paraense, realizado no primeiro semestre de 2010 e financiado pelo Projeto iniciativas como a da Vicinal do Cacau foram identificadas como prioritárias para os investimentos que Projeto irá realizar na região.
 
Encontro com técnicos do IDEFLOR, ITESAN, SAGRI e SEBRAE, em Itaituba.

Visita na EETEPA e conversa com alunos do último ano do curso de Técnico Florestal.

0 Responses to "Região da BR 163 recebe visita de consultores da União Européia"

Postar um comentário