Projeto BR 163 apóia capacitação sobre empreendimentos florestais em Itaituba

0 Comments »

O Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (Cenaflor) com o apoio do Projeto BR 163: Floresta, Desenvolvimento e Participação, realizou de 11 a 13 de novembro, no Auditório do Hotel Riozinho, no município de Itaituba, o curso “Gestão de Empreendimentos Florestais Comunitários – Módulo Básico”. Estiveram presentes 26 agricultores extrativistas assentados do Projeto de Assentamento Cristalino I,do Projeto Cristalino II, do Projeto de Assentamento Tapajós e também 4 alunos da Escola Estadual Tecnológica do Pará (EETEPA).
O curso abordou, de forma geral, os temas associativismo, cooperativismo e gestão de empreendimentos comunitários, um trabalho executado pelo Serviço Florestal Brasileiro com apoio do Projeto BR 163. O objetivo era transferir conhecimentos básicos e necessários para um bom funcionamento dos negócios, tendo como missão o desenvolvimento de empreendimentos comunitários autônomos, independentes, profissionalmente geridos e capazes de usar os recursos florestais de forma sustentável.
Segundo Reinaldo Carvalho, presidente do PA Cristalino I,  a necessidade dessa capacitação para os presentes, além do aprendizado sobre o que é Manejo Florestal Comunitário, é essencial para aprender a trabalhar melhor em grupo, pois as associações que atuam na região possuem pouca informação sobre boas práticas de gestão administrativa e financeira.
Reinaldo chamou também a atenção para que este tipo de atividade é importante para incentivar os assentados a não abandonar suas terras , pois “com este incentivo que é aproveitar o que todos os lotes tem sem fazer derrubada, queimada, cada morador vê que é possível melhorar sua renda e sua vida e fica mais otimista”. E lembra que “ainda estamos começando e precisamos muito que o governo olhe para a nossa situação e façam deste sonho uma realidade. Nós estamos dando nossos passos, mas com o apoio de vocês nós chegaremos longe, porque nosso assentamento é muito rico e tem pessoas que estão motivadas para trabalhar e aprender”.
O PA Cristalino foi criado em 1988, com a extensão de 9.695 ha, possuindo uma relação de beneficiários composta por 193 famílias, que estão dividas em várias comunidades. O assentamento possui hoje duas organizações sociais consolidadas, porém fragilizadas pela falta de informações e conhecimento na gestão administrativa. Conforme o relatório final do Inventário Florestal Participativo de Espécies Florestais Oleaginosas realizado no PA Cristalino I em abril de 2010, os moradores deste  assentamento têm uma relação com a floresta bastante consistente e fazem uso de diversos produtos florestais, principalmente não madeireiros, como andiroba e copaíba, entre outros, o que justificou a realização desta atividade.
Para Hélio Silva Pontes, Gerente Executivo de Florestas Comunitárias do Serviço Florestal Brasileiro, um dos instrutores do curso, este curso de capacitação tem um caráter nivelador abordando noções gerais sobre organização e administração de associações e cooperativas direcionadas para as comunidades tradicionais e agricultores familiares que trabalham ou pretendem trabalhar com o manejo das florestas públicas.  Utilizando-se de dinâmicas de grupo, recursos visuais e exercícios práticos, foram aprofundadas informações sobre as formas jurídicas de comunidades, princípios do cooperativismo, gestão administrativa, planejamento e gestão de conflitos.
Vejam algumas fotos:





0 Responses to "Projeto BR 163 apóia capacitação sobre empreendimentos florestais em Itaituba"

Postar um comentário