Projeto BR 163 participa de capacitação para técnicos do ICMBio em Itaituba

0 Comments »
Aconteceu em Itaituba, no período de 25 a 29 de outubro, o II Módulo do Programa de Capacitação para Analistas Ambientais e Gestores da Coordenação Regional 3 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO.
Os temas abordados neste II Módulo foram relacionados aos projetos de desenvolvimento regional, planejamento e concessão florestal. Para a coordenadora da regional 3, Rosária Sena, “este curso é uma oportunidade para os analistas ambientais se capacitarem em temas regionais, assim como favorecer a integração entre os servidores”.                                                     
A Coordenação Regional 3 está sediada no município de Itaituba e abriga 25 Unidades de Conservação, entre estas, as UCs localizadas na área de influência da rodovia BR 163 e FLONA Amapá.
As UCs localizadas no âmbito da BR 163 somam cerca de 8.200.000 hectares de área territorial do Bioma Amazônico. Destas UCs, 7 são Florestas Nacionais e estão incluídas no Plano Nacional de Outorga Florestal 2010 do Serviço Florestal Brasileiro, sendo foco de políticas públicas relacionadas à implantação do Manejo Florestal, por Concessões Florestais.
Nesta conjuntura é que se insere o apoio do Projeto BR 163, que enquanto instrumento da política brasileira de prevenção e controle do desmatamento da Amazônia Brasileira, se insere neste Programa de Desenvolvimento de Capacidades com a perspectiva de contribuir para o cumprimento dos objetivos institucionais com a gestão das UCs de forma integrada ao contexto regional.
Apoiando as ações do Ministério do Meio Ambiente no contexto do Plano de Desenvolvimento Sustentável da BR 163, o Projeto BR 163 é parceiro do ICMBIO para fomentar processos de formação e capacitação, atuando no processo de concessões florestais e consolidação das Flonas através do apoio para a elaboração de estudos preliminares, apoio aos conselhos consultivos, realização de consultas e audiências públicas, aprimoramento de sistemas e instrumentos de monitoramento florestal e fortalecimento institucional das bases regionais na aquisição de veículos e equipamentos.








O Programa de Desenvolvimento de Capacidades é apoiado pela GTZ, pela Conservação Internacional e tem como parceiros o Serviço Florestal Brasileiro, o Serviço de Cooperação Técnica e Social Alemão – DED, o IPAM, o Governo do Estado do Pará/SEPE e o IDEFLOR.

0 Responses to "Projeto BR 163 participa de capacitação para técnicos do ICMBio em Itaituba"

Postar um comentário