Oficinas do Sindicato de Lucas do Rio Verde promovem formação de lideranças

0 Comments »
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Lucas do Rio Verde (STTR/LRV), em parceria com o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), realiza desde o dia 16 uma série de oficinas. Com os temas de planejamento participativo, gestão compartilhada de território, direitos humanos, gestão de conflitos, elaboração, negociação e gestão de projetos de caráter inovador de uso sustentável dos recursos naturais, as oficinas são ações do Componente 3: Fortalecimento da Sociedade Civil e Movimentos Sociais do Projeto BR 163: Floresta, Desenvolvimento e Participação.

O Componente 3 do Projeto BR 163 tem o intuito de promover a participação e a inclusão das organizações da sociedade civil do entorno da BR-163 no contexto político nacional, pelo apoio técnico, qualificação de lideranças, facilitação e consolidação dos processos de comunicação comunitária, gerenciamento administrativo, contábil e financeiro, entre outras demandas.

O encontro, que acontece até o dia 18 de novembro, reúne 32 lideranças da agricultura familiar, assentados e representantes do Consórcio pelo Desenvolvimento Socioambiental da BR-163 (CONDESSA).

De acordo com Claudiomir Boff, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, os pequenos agricultores da região tem tido várias dúvidas acerca do escoamento da produção e a questão de licenciamento ambiental. “Essas oficinas permitem que as lideranças debatam sobre as dificuldades e, coletivamente, construam estratégias de curto, médio e longo prazo para solucionar os problemas”.

Para ministrar as oficinas foram convidados os profissionais: Saguio Moreira Santos, pós-graduado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela ADE/MT, Guilherme de Oliveira Ribeiro, mestre em Direito pela UNILASALLE e Armin Beh, engenheiro Florestal da Rede de Semente do Xingu.

Este evento faz parte das atividades do Componente 3: Fortalecimento da Sociedade Civil e Movimentos Sociais, coordenado pelo GTA, execução do Ministério do Meio Ambiente, apoio técnico e  gestão financeira da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-Brasil) com recursos doados pela União Européia.

Fonte: Ascom - Rede GTA.

0 Responses to "Oficinas do Sindicato de Lucas do Rio Verde promovem formação de lideranças"

Postar um comentário