Serviço Florestal Brasileiro entrega automóvel e equipamentos para Ufopa

0 Comments »

Diretor de Informações Florestais do SFB, Joberto Veloso, repassa chave
de carro à professora da Ufopa, Lia Oliveira.

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em sua Unidade Regional do Distrito Florestal Sustentável (UR DFS) realizou a entrega oficial do carro modelo “L 200”, computadores, além de equipamentos necessários às atividades acadêmicas ao Instituto de Biodiversidade e Floresta (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A solenidade de repasse dos equipamentos ocorreu no dia 3 de novembro, quinta-feira, no Auditório da UR DFS, em Santarém (PA).

O repasse contou com a presença do Diretor de Pesquisa e Informações do SFB, Dr. Joberto Veloso de Freitas; do coordenador do Ibef/Ufopa, Dr. João Ricardo; do chefe da UR DFS, Fernando Ludke e do Coordenador Nacional do Projeto BR-163, Pedro Bruzzi. Ainda houve a participação de professores e acadêmicos da Ufopa.
Acadêmicos e professores conferem materiais.

            Durante a reunião que antecedeu o repasse dos materiais, realizada na sede do Instituto de Biodiversidade e Florestas, campus Tapajós da Ufopa, o Diretor de Pesquisa e Informações do SFB, Joberto Veloso, destacou a criação da Ufopa no DFS. “A Universidade Federal do Oeste do Pará nasceu junto com a ideia promissora do Distrito Florestal Sustentável que abriga um mosaico de unidades de conservação de proteção integral e predominância das áreas de uso sustentável. Na mesma época de discussão de criação da UFOPA também houve intensos debates para promoção do DFS. Discutiu-se criteriosamente o que é preciso para se criar um distrito, fatores que envolvem a pressão dos recursos naturais, a existência de floresta, o acesso, a demanda por produtos, inúmeras questões”, comentou Veloso.

O Diretor de Informação do SFB ainda comentou sobre a efetivação do DFS da BR-163. “O Distrito Florestal Sustentável da BR-163 em sua área de influência, aproximadamente 19 milhões de hectares, acreditamos que aqui irá se concretizar num espaço de uso sustentável dos recursos florestais. Neste sentido, o Projeto BR-163 entra com o trabalho de mobilização dos movimentos sociais, gestão das propriedades e a promoção do manejo florestal.”

            Para o Chefe do Instituto de Biodiversidade e Florestas, João Ricardo, fatos que a região vive como a criação da Ufopa e as ações do Projeto BR-163 são favoráveis para o desenvolvimento da região. “Nossa universidade conta hoje com 25 professores doutores. Passamos de 30 para 80 vagas por ano ofertadas no curso de engenharia florestal. Agora, com a parceria do Serviço Florestal e o Projeto BR-163, numa relação sempre muito estreita, estou bastante satisfeito. Outro resultado é mostrado pelos nossos alunos que tem saído para o mercado de trabalho sendo classificados em primeiro lugar, estudantes que são aprovados nas primeiras colocações de mestrados da Universidade Federal de Viçosa (UFVA).”

            Além do veículo e dos computadores foram entregues à universidade equipamentos de escritório como cadeiras, mesas, trenas, motosserras e garrafas térmicas para atividades de campo. O repasse é resultado da parceria entre as instituições atuantes na região empenhadas no desenvolvimento de ações florestais.
Transporte de equipamentos para Ufopa.

            A Ufopa que tem como um dos principais propósitos promover o desenvolvimento sustentável na região está localizada no primeiro Distrito Florestal Sustentável do Brasil (DFS). Neste sentido, o Projeto BR-163 vem apoiando as ações da instituição que desde sua implantação recebe doação de equipamentos, além de firmar contrato com a empresa júnior da universidade, a Consultoria e Serviço Florestal (Consflor) para o monitoramento da dinâmica das florestas do DFS da BR-163.

Conheça mais o Distrito Florestal Sustentável

            As ações do Projeto BR-163 fornecem subsídios e elementos para a efetivação do primeiro Distrito Florestal Sustentável (DFS) do Brasil, criado em fevereiro de 2006. O território do DFS compreende mais de 190 mil quilômetros quadrados, quase o tamanho dos Estados do Rio de Janeiro e Ceará juntos. O Distrito é cortado pela principal rodovia que vai do Norte do Mato Grosso ao Oeste do Pará, a BR 163 Cuiabá Santarém, aberta durante o governo militar em 1973.

0 Responses to "Serviço Florestal Brasileiro entrega automóvel e equipamentos para Ufopa"

Postar um comentário