Transamazônica/Xingu encerra atividades com ação de formação de lideranças

1 Comments »
“O Componente de Fortalecimento dos Movimentos Sociais foi fundamental para a região, mas falta o governo fazer a sua parte no que diz respeito à consolidação da agricultura familiar na região” – enfatizou Pedro dos Santos.

Intercambiar experiências entre a juventude das Casas Familiar Rurais (CFRs), promovendo a integração entre os jovens com a realização de noites culturais, torneios e gincanas esportivas e promover oficinas formativas é o objetivo do encontro que ocorre no período de 27 a 30 de novembro, no polo Transamazônica/Xingu. 

Cerca de 300 pessoas entre técnicos, lideranças comunitárias, agricultores e jovens dos municípios de Altamira, Anapu, Belterra, Brasil Novo, Gurupá, Itaituba, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto De Moz, Sen. José Porfírio, Rurópolis, Uruará e Vitória Do Xingu participam de uma série de oficinas. Entre elas destacam-se: a oficina de planejamento participativo e gestão compartilhada do território e a oficina de direitos humanos, gestão de conflitos e políticas públicas para a juventude. Haverá também mesas de debates acerca da temática de produção orgânica, agricultura familiar e uso sustentável de recursos naturais. 

Como palestrantes foram convidados João Batista Uchoa Pereira (Coordenação do Núcleo Diretivo/CODETER Transamazônica), Aliomar Arapiraca (Casa Civil da Presidência da República/Casa de Governo Altamira), Antônia Pereira Martins (Movimento de Mulheres de Altamira), José Adelson da Silva (CMDCA), Washington Luís Pereira (IFPA), entre outros. 

De acordo com Márcia Castro, coordenadora de projetos da Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), “os participantes também responderam a um diagnóstico que servirá de base para elaboração de um relatório situacional das CFRs”. 

Durante o evento foram promovidas várias provas esportivas, desafios, caça ao tesouro, além de noites culturais com shows de artistas locais. “As três melhores equipes receberão prêmios e medalhas” – afirmou Márcia. 

Pedro dos Santos, da Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), contou que essa é a última atividade do Componente 3: Fortalecimento da Sociedade Civil e Movimentos Sociais do Projeto BR-163 no polo. Para ele o apoio do GTA no fortalecimento das organizações sociais foi fundamental. “É importante ressaltar que nós fizemos nossa parte, mas falta o governo fazer a dele no que diz respeito à consolidação da agricultura familiar na região” – enfatizou Pedro. 

O evento “Juventude e educação em movimento” é uma realização da Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), em parceria com o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA). Essa é uma ação do Componente 3: Fortalecimento da Sociedade Civil e Movimentos Sociais do Projeto BR 163 que é executado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), conta com o apoio técnico e a gestão financeira da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-Brasil) e recursos doados pela União Européia. 

Mais informações: 

Comissão Organizadora do Evento
- João Batista Uchôa Pereira (93) 91429138 jbarcafar@yahoo.com.br; 
- Luis Portugal (93) 91723807 luisbrportugal@yahoo.br
- Aparecida Brandão (93) 91350098 lyabrandao@yahoo.com.br; 
- Juciele Maia (93) 91710510 lyabrandao@yahoo.com.br. 

Fonte: Ascom Rede GTA.


1 Response to "Transamazônica/Xingu encerra atividades com ação de formação de lideranças"

Anônimo Says :
4/1/12 9:24 PM

Sinto-me honrado de ter participado de evento tão importante, senti de perto a interação dos jovens na socialização de conhecimentos tão diversificados.

Postar um comentário