Intercâmbio regional leva jovens para conhecer produção orgânica

0 Comments »
"Evento tratou de sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento."


Jovens lideranças realizam no período de 20 a 23 de novembro um intercâmbio para trocar  informações sobre as propriedades de produção orgânica da região Transamazônica/Xingu. A ação, que faz parte das atividades do Componente 3: Fortalecimento da sociedade Civil e Movimentos Sociais do Projeto BR 163 tem o intuito realizar uma visita de campo para proporcionar o conhecimento e discutir sobre a prática da produção de alimentos que não fazem o uso de químicos, como fertilizantes e pesticidas.

Realização da Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), em parceria com o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), a atividade contará com a presença de aproximadamente 20 jovens das Casas Familiar Rurais (CFRs).

Este sistema de produção, que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, pressupõe ainda a manutenção da estrutura e da profundidade do solo, sem alterar suas propriedades por meio do uso de produtos químicos e sintéticos.

Foram visitadas iniciativas que tem como base o uso da rotação de culturas, adubação, compostagem, entre outros métodos que aderem o princípio de agricultura sustentável.

De acordo com Márcia Castro, coordenadora de projetos da FVPP, “nesse intercâmbio os jovens conhecerão melhor os benefícios dessa prática e quais as vantagens que o pequeno agricultor pode ter na utilização desse método como o aumento de renda, a prevenção da erosão do solo, promoção da biodiversidade e a melhoria da saúde alimentar”.

Além de conhecer o plantio, os jovens terão a oportunidade de debater sobre o tema e aprender o sistema de produção orgânica.

Essa é uma ação do Componente 3: Fortalecimento da Sociedade Civil e Movimentos Sociais do Projeto BR-163 que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, conta com o apoio técnico e a gestão financeira da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-Brasil) e recursos doados pela União Européia.

Fonte: Ascom – Rede GTA.

0 Responses to "Intercâmbio regional leva jovens para conhecer produção orgânica"

Postar um comentário